Minha foto
Nome:
Local: Garuva, SC, Brazil

Professor de História concursado e lotado na Escola Municipal Vicente Vieira, em Garuva-SC. Policial Militar desde agosto de 1989, atualmente está destacado na PM de Garuva. Historiador formado pela UNIASSELVI e Pós-graduado em História Cultural pela FACEL de Curitiba-PR. Casado com Viviani, Pai do Giovanni e da Fernanda. Um Garuvense Feliz e Realizado!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


TRABALHO NOTA DEZ!


A HISTÓRIA DA MINHA RUA
LUANA APARECIDA DE OLIVEIRA FALCÃO
8ª Série 03

RUA AFONSO PEREIRA DA ROCHA

Na minha rua uma das moradoras mais antiga é a minha avó de 73 anos e minha vizinha que mora na minha rua há décadas. Na minha rua tem a professora Telma que trabalha na APAM e o policial Djalma. Antigamente minha rua não tinha asfalto, era muito ruim, pois quando chovia formavam-se poças de água suja e lama.
A Rua Afonso Pereira da Rocha inicia no cruzamento da Avenida Paraná, próximo ao Lobinho, e se estende atravessando a Rua Carijós e descendo até a nossa querida Geórgia Paula, tendo o seu fim no Clube Imperial, mais conhecido como o Salão do Beno.
Minha família morava na Rua Afonso Pena, viemos morar na Rua Afonso Pereira da rocha em 1999.
Na minha rua aconteceram vários fatos marcantes, mas um deles me marcou mais, foi a falta de energia elétrica, todos ficaram no escuro sem nenhuma orientação de onde estavam principalmente, quem estava na rua. Certa hora enquanto não chegava a luz, eu presenciei um roubo. E como estava escuro não consegui ver quem era.
No dia seguinte, quando já tinha voltado luz, o morador da residência, percebeu que algo estava faltando dentro de sua casa, então foi até a delegacia da cidade, notificar que havia sido roubado. E horas depois o ladrão foi capturado, e tudo acabou bem.
Na minha rua, não tem nada de bom se olhar pelo lado crítico. Mas, por outro lado, os moradores se dão muito bem, todos se conhecem, todos se respeitam e tratam-se como se fizessem parte de uma grande família: A Família Geórgia Paula, ou a Família da Vila, se assim preferir. Independentemente do carinhoso apelido, podemos dizer que a Nossa Vila tem vários aspectos bons, a começar pela minha rua: Afonso Pereira da Rocha, particularmente falando; uma rua calma, onde crianças brincam e se divertem, onde donas de casa colocam seu papo em dia, e nos finais de semana descansam de uma dura jornada.
A maioria dos moradores da minha rua participa pelo menos uma vez por semana, de encontros religiosos, onde rezam e confraternizam-se, fortalecendo suas amizades e acima de tudo a sua fé em Deus. Um dos maiores valores da minha rua é a amizade, ingrediente indispensável para uma boa convivência.
De vez em quando, a tranqüilidade da Rua Afonso Pereira da Rocha, é quebrada por alguns indivíduos, que em minha opinião não tem nada de mais importante para fazer, e incomodam os moradores da rua. Uma das impertinências que os tais desocupados executam, é o chamado “cavalinho de pau”, feito com carros e motos barulhentas.
Além de ter um movimento desnecessário de motos, pois na maioria das vezes as motos que freqüentam a Rua Afonso Pereira da Rocha, são motos de trilha, como o próprio nome já sugere são impróprias para o uso em vias urbanas, incomodando várias pessoas, tanto da rua onde eu moro como os moradores que moram perto da minha casa.
Os moradores necessitam de mais proteção, e mais atenção aos acontecimentos que ocorrem na nossa rua, dando prioridade à fiscalização constante a essas motos que tanto irritam os moradores. Na minha rua há apenas um comércio, um bar que já está funcionando desde 2004. Eu adoro minha rua, meus vizinhos e minha família e acima de tudo Amo Minha Querida Vila.

LUANA APARECIDA DE OLIVEIRA FALCÃO
Escola Municipal Vicente Vieira
8ª Série 03