
PROF. HENRIQUE
QUERIDOS LEITORES
Amigos Internautas sejam bem vindos, sou Luiz Henrique da Silva, Tenho 44 anos casado com Denise Romanzini, tenho duas filhas uma de 16 que se chama Bruna e outra de 22 anos que se chama Bárbara, sou Pedagogo formado pela Faculdade Anhanguera em Educação Infantil e Anos Iniciais, e venho mui respeitosamente aqui nesse espaço que me foi cedido pelo Professor Edevânio o qual agradeço muito por ter confiado a mim esse espaço importante para todos. E para dar início falarei um pouco sobre a Introdução da Música nas escolas.
A música entrou em minha vida bem cedo, pois desde pequeno sempre tive uma afinidade muito grande com a mesma, e pensando muito nisso foi que resolvi falar dela nesse espaço precisos e porque acho a música de suma importância no aprendizado de nossas crianças.
Lembro-me que no ano de 2002 assumi a função de professor na escola Municipal Vicente Vieira e me deparei com uma nova situação e uma nova realidade em minha vida, a escola em questão fica situada na periferia da cidade, quanto a isso nenhum problema, pois, já havia enfrentado outras situações bem piores e esse seria um novo desafio. Mais como era o meu primeiro contato com aquelas crianças e com aquela nova realidade fiquei um tanto surpreso com a carência das mesmas, não apenas na questão material e sim na questão da auto-estima das mesmas, e eu então como educador decide que teria que ajudar aquelas crianças de alguma maneira.
Num primeiro momento tentei mexer com o emocional dos mesmos para ver como seria o meu próximo passo, como sempre fui ligado à música resolvi então começar por ela, trouxe para a escola meu violão e coloquei os meus alunos e os demais de outra turma da professora Lourdes Jagielski em um grande círculo, todos sentados no chão então comecei a tocar e cantar uma música, digo, um hino da igreja que tinha como título “Fica Sempre um Pouco de perfume”, bom daquele dia em diante digo todos os dias no horário da entrada e da saída cantava para os alunos e percebi o quanto eles estavam ficando mais calmos e felizes, como havia percebido a reação de nossos alunos através da música resolvi a partir daquele momento montar um projeto de música na escola, do qual seria um grande pacote que iria contemplar vários alunos da escola, que iríamos atendê-los em horário extracurricular.
Cerca de 200 alunos inscreveram-se para participar do projeto Música na Escola o qual estaria contemplando, aulas de violão, de canto e também a banda da escola, alunos divididos e todos em seus lugares começam então um árduo trabalho que com certeza daria muitos frutos num futuro próximo.
Algum tempo depois do início do projeto pude notar que a música já estava mudando a mentalidade dos meus alunos e não só eu notei mais vários professores que também foram de suma importância para a realização do projeto me falavam que os alunos estavam melhorando dia-a-dia, fiquei muito contente com que meus colegas de trabalho haviam me relatado nesse mesmo tempo me foi feito um convite para montar um coral daqueles alunos que estavam se destacando no projeto aí então foi criado o Coral Professora Maria Helena Ribeiro que faria um resgate na Música Popular Brasileira, nos reuníamos duas vezes na semana para os ensaios que o cada dia que passava estava cada vez melhor.
O principal objetivo desse projeto era aumentar a auto-estima dos alunos e proporcionar a eles momentos diferentes dos quais eles não estavam acostumados a viver. Para tal realização como já foi citados todos os alunos tiveram a oportunidade de fazer parte desse projeto.
Hoje em dia o Coral Professora Maria Helena Ribeiro está em pleno andamento e funcionamento nas dependências da APAM com os alunos daquela instituição, agradecimento especial a professora Telma e ao Pelé os quais acreditaram em meu humilde trabalho.
E para fechar esse nosso pequeno bate papo quero deixar registrado aqui que o Coral Professora Maria Helena Ribeiro estará se apresentando dia 27/11/2010 na Inauguração do Natal/Luz de nosso município e no dia 04/12/2010 nas dependências do Boulevar Loung Bar uma realização da ONG Cultural de Garuva e todos estão convidados.
Abraços Professor Henrique
<< Página inicial