Minha foto
Nome:
Local: Garuva, SC, Brazil

Professor de História concursado e lotado na Escola Municipal Vicente Vieira, em Garuva-SC. Policial Militar desde agosto de 1989, atualmente está destacado na PM de Garuva. Historiador formado pela UNIASSELVI e Pós-graduado em História Cultural pela FACEL de Curitiba-PR. Casado com Viviani, Pai do Giovanni e da Fernanda. Um Garuvense Feliz e Realizado!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Professores Municipais Recebem Capacitação

Neste ultimo dia 19/10, aconteceu o segundo encontro com o educador Guilherme Guimbala Junior com os professores do Ensino Fundamental - Séries finais da Escola Municipal Vicente Vieira. O prof. Guilherme ministrou um curso de Introdução a Psicologia, a todos docentes e discentes da rede municipal de ensino. No primeiro encontro, realizado no dia 21/09, foram ministrados alguns conceitos básicos de Psicologia. Palavras como: sentimento, sensação, intuição, projeção; racionalização, entre outras, passaram a ser analisadas com um olhar diferente do habitual. Através dos conceitos de Carl Jung, descobrimos que a introversão grita tão alto quanto extroversão. Também compreendemos que é muito difícil ler as expressões corporais de nossos alunos, sem antes conhecer a nós mesmos. Em virtude disso, o curso propiciou muitas dinâmicas e exercícios com essa finalidade, parafraseando o grande Sócrates, “Conheça-te a ti mesmo”. A partir daí passamos a entender algumas palavras que nossos alunos transmitem através dos olhares e até mesmo, na falta deles! Enfim um corpo em ação gera comportamento e existe uma leitura para cada um deles.

O segundo encontro começou com um feedback e logo depois, o professor Guilherme apresentou alguns desenhos confeccionados pelos alunos e demonstrou as mensagens implícitas a cada traço, em cada cor. Porém, nesse segundo encontro os focos foram os adolescentes e os professores. Ele explicou que a adolescência é uma fase transitória e cheia de conflitos. Ser normal nessa fase pode ser sinal de anormalidade. A personalidade do adolescente é maleável, muitos jovens na busca de si mesmo, procuram redescobrir-se com um ser social e ainda que aparentemente apresentem contradições de conduta, esta é a forma que eles encontram para construir sua identidade. O outro tema abordado, foi a importância da Psicologia para o professor. Obviamente que um plano de aula bem elaborado, domínio de classe e domínio do conteúdo, sempre será requisitos básicos para profissionais da Educação, contudo, o professor deve sempre procurar ser: coerente, competente, e objetivo, principalmente aos olhos dos alunos. O estresse profissional , pode com certeza afastar-nos de tais objetivos, por isso, o professor Guilherme Guimbala, pontuou algumas maneiras de lidar com ele. Por incrível que pareça, os dois maiores remédios pedagógicos contra o estresse são: dormir uma boa noite de sono e sorrir, ainda que seja rir de si mesmo diante de todos. Esses cursos representam para nós docentes, um recomeço, uma esperança, uma firme fé que ainda vale a pena! Muitas vezes, as circunstancias contrárias do dia-a-dia, nos fazem repensar acerca do nosso dom de mediar conhecimentos. Contudo quando somos motivados, uma simples palavra nos faz relembrar que nascemos para educar.